s

Exposição “Eileen Gray, Arte Total”, no Porto

Coleção Cromática contribui para contar a “história” da casa criada pela designer Eileen Gray, em exposição na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

A Revigrés vai estar presente na exposição “Eileen Gray, Arte Total: casa E.1027 à escala 1:1”, patente na Galeria da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), de 20 de novembro a 3 de Janeiro.

Organizada pela FAUP, em parceria com a O’Neil Ford Chair in Architecture, da Universidade do Texas, esta exposição reproduz à escala real o quarto da casa de férias criada pela designer angloirlandesa Eileen Gray (1878 – 1976), na Côte d‘Azur, denominada E.1027.

Esta foi a primeira incursão da designer no mundo da arquitetura e um verdadeiro manifesto para o qual concebeu, não só a arquitetura do espaço, mas também praticamente todos os objetos e peças de mobiliário, criando uma obra de arte total que inspirou os seus subsequentes projetos.

Na exposição que terá lugar no Porto, a Revigrés contribuirá para contar a história desta obra-prima da arquitetura moderna através da sua Coleção Cromática, aplicada no pavimento do espaço. Com 40 cores, 10 formatos e 3 acabamentos, esta é uma das coleções em grés porcelânico técnico mais completas a nível mundial.

Com curadoria de Carolina Leite e Wilfried Wang e coordenação de Alberto Lage, esta é a terceira versão de uma exposição inicialmente pensada para o Mebanne Hall em Austin, no Texas (2017), e que já passou pela Akademie der Künste (2019), em Berlim.

Na FAUP, vão ser apresentados conteúdos que dão a conhecer não só um espaço da casa à escala 1:1, como também o processo de investigação que resultou na exposição e que realçam a sua importância.

Mais informações em www.arq.up.pt.

Published in 02/06/18

Formulário de Contacto

Inscrição na Newsletter