Ver mais artigos
Artigos de opinião
Com diferentes formatos, cores e acabamentos, os azulejos permitem uma multiplicidade de combinações que dão vida a este espaço e o transformam no ponto de encontro preferencial de toda a família.
Por outro lado, devido à sua reduzida absorção de água, os revestimentos e pavimentos cerâmicos apresentam uma elevada resistência a manchas, sendo muito fáceis de limpar.
De seguida, apresentamos 10 dicas que o vão ajudar a escolher os melhores azulejos para cozinha.
1. A dimensão do espaço
Para espaços pequenos, opte por azulejos mais claros ou com um tom neutro para não sobrecarregar o ambiente. Mas se o espaço for maior, pode escolher cores mais vibrantes ou padrões mais chamativos para criar um ponto central na cozinha.
2. A decoração da casa
Se a sua casa apresenta um estilo moderno, os azulejos brancos minimalistas vão complementar a decoração. Mas se a sua casa é mais tradicional, os azulejos mais clássicos podem ser uma ótima opção.
3. Um espaço harmonioso
Escolha um revestimento e pavimento com cores, tonalidades ou detalhes em comum para promover um espaço equilibrado e harmonioso.
4. Paredes em destaque
Utilize azulejos com cores vivas numa das paredes da sua cozinha para criar movimento e dar dinâmica ao espaço.
5. Cores neutras
Se estiver em dúvida sobre que azulejo escolher, as cores neutras são sempre uma excelente escolha. São intemporais, combinam facilmente com tudo e permitem utilizar outras cores noutros pontos da cozinha, como nos móveis e eletrodomésticos.
Tenha também em mente que cores claras ajudam a iluminar o ambiente e que as tonalidades escuras tornam a decoração mais elegante.
6. A localização do espaço
Se a sua cozinha estiver integrada na sala de estar ou jantar, opte por um revestimento cerâmico mais bonito e refinado. Já se a sua cozinha for isolada, pode escolher um revestimento mais simples e prático.
7. O estilo decorativo
Uma das formas de simplificar a escolha dos azulejos combiná-los com um estilo decorativo. Por exemplo, se utilizar uma decoração minimalista na cozinha, os azulejos em tons claros e lisos são a melhor opção.
8. Tipos de acabamentos
Opte pelo acabamento que mais se adequa ao estilo do espaço:
8.1. Acabamento em brilho
O acabamento em brilho é um dos mais populares para azulejos da cozinha. Confere um look sofisticado ao ambiente e é fácil de limpar.
8.2. Acabamento mate
O acabamento mate é uma ótima opção para quem quer um revestimento discreto e fácil de limpar.
8.3. Acabamento acetinado
O acabamento acetinado é uma opção intermédia entre o brilho e o mate, conferindo um aspeto discreto ao ambiente, mas ainda assim é fácil de limpar.
8.4. Acabamento esmaltado
O acabamento esmaltado é uma ótima opção para quem quer um revestimento bonito e durável. É resistente às manchas e às marcas, além de ser fácil de limpar.
9. A aplicação do material
Os azulejos distinguem-se pela sua facilidade de limpeza e manutenção. No entanto, visto que a cozinha é um espaço que acumula mais gorduras e humidade, é muito importante garantir uma aplicação de acordo com as boas práticas.
A aplicação do material por profissionais garante a sua estabilidade ao longo do tempo e prolonga a sua longevidade.
Por outro lado, para o rejuntamento, existem várias marcas com betumes que contêm componentes antifúngicos.
Para mais informação sobre o assentamento de revestimentos e pavimentos cerâmicos consulte o Manual Técnico Revigrés.
10. A posição dos azulejos
Opte por colocar os azulejos na vertical para criar uma sensação de altura na cozinha ou dispô-los horizontalmente para adicionar largura às paredes. Experimente diferentes disposições até encontrar aquela que funciona melhor para o seu espaço.
Inspire-se nas nossas Ideias de Decoração para Cozinhas.