Declarações Ambientais de Produto

A Revigrés é a primeira empresa portuguesa de revestimentos e pavimentos cerâmicos a apresentar Declarações Ambientais de Produto (DAPs).

A sustentabilidade da construção assenta, cada vez mais, na utilização de materiais ecoeficientes cujo impacto social, económico e ambiental permita cumprir os objetivos dos projetistas.

Nesse sentido, os materiais devem contribuir para a avaliação positiva dos sistemas de certificação ambiental dos edifícios, entre os quais os sistemas BREEAM e LEED.

Com este objetivo, as coleções de revestimentos e pavimentos em grés porcelânico da Revigrés – incluindo as coleções Revigrés Tech e Ecotiles – são certificadas com uma Declaração Ambiental de Produto (tipo III), segundo a Norma ISO 14025 e EN 15804.

Para o efeito, foram sujeitas a um processo de análise do Ciclo de Vida (LCA) e devidamente validadas por uma entidade independente e internacional: o sistema IBU da organização alemã The Institut Bauen und Umwelt e.V.

Desta forma, os produtos destas coleções são um contributo significativo para a obtenção das certificações ambientais de edifícios e, consequentemente, para a sustentabilidade da construção.

MAS O QUE É UMA DAP E QUAL O SEU CONTRIBUTO PARA A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DOS EDIFÍCIOS?

A DAP – Declaração Ambiental de Produto – é uma declaração informada sobre o impacto ambiental dos produtos e processos, nomeadamente, ao nível da saúde humana, ecossistemas e consumo de recursos materiais e enérgicos.

Este impacto é avaliado em toda as fases do ciclo de vida do produto: extração, produção, transporte, instalação, utilização e eliminação ou decomposição.

Funciona também como base de análise e de comparação entre os diversos produtos disponibilizados no mercado.

Destacamos os contributos das DAPs para duas das certificações de construção sustentável:

LEED (U.S. Grenn Building Council) – fornecem informação para duas categorias: Materiais e Recursos e Qualidade do Ambiente Interior.

BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) – fornecem informação para duas categorias: Saúde e Bem-estar (qualidade do ar) e Materiais (impacto no ciclo de vida, durabilidade, responsabilidade das matérias primas e desempenho/eficiência).

A nossa cerâmica é verde!

Published in 11/05/20

Formulário de Contacto

Inscrição na Newsletter