Ver mais artigos
Notícias
Quem passa na Avenida Infante Santo, em Lisboa, pode agora observar o Mural de Azulejos “Louvor da Vivacidade”, um projeto de arte urbana desenhado pelo artista urbano português Diogo Machado, conhecido como Add Fuel, com desenvolvimento e produção da Revigrés.
A obra resulta de uma colaboração com a Junta de Freguesia da Estrela e completa o conjunto de painéis de azulejos de reconhecidos artistas portugueses, como Maria Keil (1959), Carlos Botelho (1959), Júlio Pomar e Alice Jorge (1959), Sá Nogueira (1959) e Eduardo Nery (1994 e 2001), encerrando a já designada Rota do Azulejo deste importante eixo viário da capital.
O mural “Louvor da Vivacidade” pretende recuperar a expressão artística do azulejo, plena de contexto histórico, artístico, arquitetónico local, de memorial e tradição nacional, trazendo-o até à atualidade. Deste modo, mantem-se o uso do azulejo - inegavelmente um dos elementos identitários de Portugal - mas com uma estética e leitura atuais: um traço único e diferenciador do artista convidado.
O desenvolvimento e produção do mural de azulejos foi da responsabilidade da Revigrés. Paula Roque, Managing Partner, refere que “foi com enorme prazer que a Revigrés aceitou o convite para se associar a um projeto em que vemos refletida uma importante herança da nossa cultura: o azulejo tradicional português.”
O Mural de Azulejos “Louvor da Vivacidade” contou ainda com a parceria institucional do Museu Nacional do Azulejo e curadoria da Mistaker Maker.