Ver mais artigos
Notícias
A sustentabilidade da construção assenta, cada vez mais, na utilização de materiais ecoeficientes cujo impacto social, económico e ambiental permita cumprir os objetivos dos projetistas.
Nesse sentido, os materiais devem contribuir para a avaliação positiva dos sistemas de certificação ambiental dos edifícios, entre os quais os sistemas BREEAM e LEED. Com este objetivo, as coleções de revestimentos e pavimentos em grés porcelânico da Revigrés - incluindo as coleções Revigrés Tech e Ecotiles - são certificadas com uma Declaração Ambiental de Produto (tipo III), segundo a Norma ISO 14025 e EN 15804.
Para o efeito, foram sujeitas a um processo de análise do Ciclo de Vida (LCA) e devidamente validadas por uma entidade independente e internacional: o sistema IBU da organização alemã The Institut Bauen und Umwelt e.V. Desta forma, os produtos destas coleções são um contributo significativo para a obtenção das certificações ambientais de edifícios e, consequentemente, para a sustentabilidade da construção
A DAP - Declaração Ambiental de Produto - é uma declaração informada sobre o impacto ambiental dos produtos e processos, nomeadamente, ao nível da saúde humana, ecossistemas e consumo de recursos materiais e enérgicos.
Este impacto é avaliado em toda as fases do ciclo de vida do produto: extração, produção, transporte, instalação, utilização e eliminação ou decomposição.
Funciona também como base de análise e de comparação entre os diversos produtos disponibilizados no mercado.
Destacamos os contributos das DAPs para duas das certificações de construção sustentável:
LEED (U.S. Grenn Building Council) - fornecem informação para duas categorias: Materiais e Recursos e Qualidade do Ambiente Interior.
BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) - fornecem informação para duas categorias: Saúde e Bem-estar (qualidade do ar) e Materiais (impacto no ciclo de vida, durabilidade, responsabilidade das matérias primas e desempenho/eficiência).
A nossa cerâmica é verde.