Ver mais artigos
Notícias
Rodrigo Ribeiro (1º Prémio), Gaia Longano (1ª menção honrosa) e Nuno Leal (2ª menção honrosa), alunos de Design da ESAD - Escola Superior de Artes e Design, foram os vencedores da primeira edição do ArchiRevi Challenge.
Estes foram alguns das quase duas centenas de alunos que assistiram às Talks sobre os desafios da construção sustentável realizadas pela Revigrés e Archi Summit nas faculdades de arquitetura, design e engenharia civil, no âmbito do projeto ArchiRevi Talks + Challenge.
Victor Ribeiro, CEO da Revigrés, refere que “a primeira edição do ArchiRevi Talks + Challenge teve resultados muito positivos, excedendo as nossas expetativas.” E acrescenta: “É para nós muito gratificante contribuir para a formação destes que são os profissionais do futuro, em matérias tão relevantes como a promoção de uma construção mais sustentável.”
O ArchiRevi Challenge teve uma adesão muito interessante com projetos que responderam ao desafio lançado – demonstrar como a escolha dos revestimentos e pavimentos cerâmicos contribui positivamente para a qualidade do meio ambiente, para a qualidade de vida dos utilizadores, para prolongar o ciclo de vida dos edifícios e, consequentemente, para a descarbonização das cidades – de forma inovadora e original.
Observou-se a combinação de materiais cerâmicos com diferentes efeitos - madeira, metálico, mármore, cimento, deck, pedra… - que contribuíram para a valorização estética do ambiente, e a escolha de tipologias e de acabamentos adequados à utilização do espaço, o que permitiu avaliar positivamente a funcionalidade dos projetos.
Em alguns trabalhos, os participantes deram asas à imaginação e utilizaram os revestimentos e pavimentos cerâmicos da Revigrés de forma não convencional, como em bancadas e mesas.
Além dos materiais cerâmicos, aplicados tanto em projetos de remodelação de espaços residenciais como públicos - incluindo espaços exteriores e comerciais - os alunos foram ao encontro das preocupações com a sustentabilidade recorrendo a outros elementos, como a reutilização de materiais e a implementação de medidas para a promoção da eficiência energética.
Facto que permite afirmar que os futuros profissionais do setor se encontram cada vez mais sensibilizados para este tema, procurando soluções e materiais alternativos e mais sustentáveis para os seus projetos.